sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Kaiak e Rafting Santo Amaro da Imperatriz

Eu e a Kame estávamos em Itapirubá, curtindo os feriados de Dezembro, quando amanheceu um dia feio e chuvoso. Como nas folgas cada dia tem que ser bem aproveitado, mandei um whatsapp pros amigos que estavam em Garopaba e pros de Tijucas e combinamos de descer o rio de rafting. Nos encontramos algumas horas depois na rodovia que dá acesso a Santo Amaro.

Fomos na Apuama Rafting onde fechamos 2 botes só de amigos e eu desta vez, como dito no ano passado que faria, fui com o meu kaiak duck e munido da minha GoPro. Nos equipamos, inflei meu kaiak e partimos!

A aventura já começa na ida pro rio. Ajudamos a jogar os botes em cima da kombi, e nos empoleiramos dentro de uma delas. As kombis são tão velhas que não se sabe se vamos chegar ao local com elas mesmo ou se vamos ficar pelo caminho (coisa que aconteceu na volta, mas depois explico mais).

Chegando ao ponto de partida, fazemos um aquecimento, umas brincadeiras e umas explicações pro pessoal que vai descer de rafting.

O rio Cubatão é sempre diferente, seu trajeto esta sempre mudando porque dependendo do nível da água as pedras formam caminhos diferentes pra descida. Me informei com o pessoal da Apuama e partimos pra descida!

Como você poderá ver no vídeo, é lógico que eu tomei uns bons caldos nas descidas, afinal não sou profissional... Mas a água estava ótima, e ao contrário do início do dia que estava bem chuvoso, na hora da nossa descida já estava limpo o tempo e com sol.

Nosso trajeto levou umas 3 horas, porque fomos parando várias vezes pra descansar. No ponto de chegada empilhamos os botes e mandei meu kaiak junto. Fomos com outra kombi de volta pro QG da Apuama, e aí é que aquela idéia de que a kombi vai ficar pelo caminho se concretizou... A que estava com os botes nem voltou, quebrou pelo caminho e lá se foi alguém resgatar meu kaiak. Mas tudo certo, ele chegou ileso...

segunda-feira, 25 de março de 2013

Jericoacoara

Parque Nacional de Jericoacoara

Partindo de Fortaleza fomos a Jeri. Pegamos um onibus na orla de Fortaleza, bem em frente ao hotel Praiano, do outro lado da rua tem um quiosque da Fretcar que vende as passagens para Jericoacoara. A viajem em si já é uma aventura, pois o onibus vai até Jijóca, e de lá pega-se uma “jardineira” que é uma rural com carroceria de madeira que vai seguir por mais uma hora em estrada de chão e dunas. Só que como toda estrada de chão litorânea onde tem vento e areia, a estrada é toda cheia de “costelinhas”, então imagina um motorista com pressa dirigindo uma rural com carroceria de madeira numa estrada terrível na escuridão da noite… a pobre rural parecia que ia se desmanchar antes de chegarmos em Jericoacoara, os gringos ao nosso lado estavam com os olhos arregalados!
Chegando em Jeri, a opinião é unânime: tudo compensa o sacrifício! Jericoacoara é um lugar daqueles que só conhecendo pra entender como funciona. As ruas são de areia, e os carros nao podem circular, tem um estacionamento fora da vila para os carros que conseguem chegar até ali (geralmente 4x4 devia o tipo de estrada e dunas), na vila mesmo só alguns bugs e as jardineiras que podem circular e somente em algumas ruas, nas principais mesmo não é permitido eles circularem.
Ficamos na http://www.pousadadomauricio.com/ que fica bem no centrinho de Jeri. O Mauricio é um italiano (como tantos outros que foram visitar se apaixonaram e ficaram) e eles fazem uma coisa muito legal… A pousada tem uma recepção aberta bem de frente pra pracinha de Jeri, e eles servem todas as noites uns petiscos gratuitos e aberto ao publico, a pessoa paga só a bebida! Muito legal porque um dia comemos uns marisquinhos, no outro tinha uma salada de massa e umas torradinhas com molho italiano, enfim uma ótima para os mochileiros que querem economizar.
Os passeios pagos de bugre são basicamente dois: Um chamado Passeio das 7 Lagoas e o outro é Passeio da Tatajuba.

Passeio da Tatajuba: além de passar na antiga vila Tatajuba, passa também no mangue seco e num mangue (agora molhado) onde tem cavalo marinho. Olha não recomendamos perder tempo nesse local, pois demora uma eternidade pra se pegar um pobre dum cavalo marinho no meio de um lamaçal…

Passeio das 7 Lagoas:  A sugestão aqui é nao ir de bugre (que é mais caro) pegue uma jardineira por 5 reais e vá até a Lagoa Azul ou vá para a Lagoa Paraíso (que é a mesma lagoa, mas no lado oposto). A lagoa Paraíso é menos movimentada e muito mais agradável. Ficamos lá deitados naquelas típicas redes instaladas dentro da lagoa (aquelas que você vê nas fotos quando pesquisa Jeri) e marcamos de voltar com a jardineira no final do dia.

Duna por do Sol: O final do dia já tem programa certo: ver o por do sol no camarote natural chamado Duna Por do Sol…

Outro ponto turístico do local é a Pedra Furada, vale a pena também passar um por do sol por lá. E para chegar você pode ir caminhando ou aceitar pagar 5 reais (por pessoa) para algum carroceiro e pegar uma caroninha até lá…
Mas sugiro ir caminhando e já ir curtindo o visual que é muito legal… quem sabe na volta, se estiver muito cansado pegue uma caroninha.

De uma forma geral, eu e a Kame achamos que Jericoacoara é um dos lugares mais legais que agente já visitou.

Jardineira da Fretcar: translado Jijóca x Jericoacoara

Mangue Seco

Velha Tatajuba

Duna Por do Sol

Pedra Furada

quarta-feira, 20 de março de 2013

Fortaleza - CE

Fortaleza é uma das capitais onde o povo é muito hospitaleiro. Já na chegada fomos a praia principal, o Meireles,  e sentamos em um daqueles quiosques à beira mar e ficamos ali nos recuperando da viajem. Logo chegou um daqueles tatuadores de henna oferecendo seus serviços e foi onde pegamos várias dicas sobre o local: onde ir, como ir, o que cuidar, etc etc ...  Já nesse dia fomos instruídos a cuidar com cordões de ouro, relógio, câmera fotográfica, coisas que na verdade em qualquer lugar que se visitam é bom cuidar com a exposição para não se ter uma surpresa desagradável né, mas graças a Deus, não vimos nada durante toda nossa viajem que possa tirar o brilho do lugar.

A praia central de Fortaleza, Meireles, não é recomendável para banho “apenas turistas desinformados tomam banho lá”, disse um nativo amigo nosso, mas é um lugar muito agradável para uma caminhada. A orla é muito bonita e à noite tem a feirinha, que é montada no calçadão, é tem de tuuudo. A dica na feirinha é pechinchar porque os preços variam e muito, de um lugar para outro.

Ficamos hospedados no www.abrolhospraiahotel.com.br . Ótimo custo benefício, café da manha muito bom, internet e localização perfeita.

Dragão do Mar – Visitamos o centro cultural pra conhecer o lugar. Fomos de ônibus mesmo, pegamos na orla e pedimos ao cobrador nos dizer quando descer. Achamos o lugar muito agradável, é um centro multicultural onde existem exposições, diversos palcos e tribos de todos as tipos. No dia em que fomos tinha uma galera do street dance fazendo seus desafios de dança e em outro palco (um maior) tinha uma banda de punk rock . O lugar é cheio de barzinhos com música ao vivo e frequentados pela juventude cearense e também pelos turistas. Recomendamos!

Praia do Futuro – Ahhhh a praia do futuro e suas “barracas”. Escolhemos uma barraca pra ficar chamada Crocobeach (http://crocobeach.com.br/), as barracas de lá são complexos com parque aquático, restaurantes, salas de eventos ... uma mega estrutura.  Ficamos em uma mesa a beira mar depois de fazermos uso da piscina do Crocobeach, e foi lá na Praia do Futuro que ficamos contando quantas coisas diferentes nos foram oferecidas no conforto da beira mar. Os ambulantes passam oferecendo quase tudo que você imaginar, de lagosta a cuecas, no total foram mais de 50 diferentes itens que nos foram oferecidos enquanto estávamos ali na mesa. Não deixe de fazer uma massagem relaxante nas barracas que oferecem esse serviço a beira mar, custa em torno de 20 a 30 reais a sessão de 40 min, e vale cada centavo.

Feirinha na praia do Meireles

Bares da orla

Bares no Dragão do Mar

Mesas na praia do futuro

Lagosta na praia do futuro (R$ 5,00 cada)

Estrutura Crocobeach

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cataratas Argentinas / Parque Iguazu

Neste carnaval decidimos ir para Foz do Iguaçu novamente, já que da primeira vez não conseguimos ir até as cataratas devido ao mau tempo. Desta vez fomos com o sogro e a sogra que não recusam o combo: horas de carro + comprinhas.
Com relação às compras fizemos basicamente o mesmo da última vez que estivemos em CDE, atravessando a fronteira a pé e voltando de van, a única diferença foi que de noite atravessamos a fronteira de carro para ir ao Shopping Del Este. Achamos muito tranquilo, pois neste horário não há mais aquela muvuca toda na aduana e o shopping, que fica ao lado desta, possui estacionamento próprio.

Decidimos visitar as Cataratas pelo lado Argentino porque depois de muita pesquisa e dicas de amigos que já haviam ido, chegamos à conclusão de que era o lado mais bonito e, embora não tenhamos ido até o lado brasileiro, pudemos comprovar que nossa escolha foi a mais acertada. De onde estávamos era possível observar que existem mais quedas do lado Argentino, consequentemente você fica mais perto e tem uma visão melhor de toda a paisagem.

O Parque funciona das 08h00 às 18h00 e a entrada custa R$ 50, mas lembre-se de levar pesos argentinos, pois eles não aceitam reais e nem cartão de crédito (link do parque argentino AQUI) Nós tivemos que fazer o câmbio lá mesmo e nos sujeitar a uma conversão pouca coisa maior do que fora do parque. Caso decida ir durante o verão, lembre-se de que na Argentina eles não têm horário de verão então, programe-se de acordo com o horário de lá para não chegar tarde ao parque porque o dia será cheio.

As Cataratas são maravilhosas, nenhuma foto consegue transmitir a beleza e grandeza daquele lugar. Só estando lá é possível sentir o quanto somos pequenos e impotentes diante da força da natureza.

As passarelas e mirantes ficam tão próximos das quedas que é impossível não se molhar diante da famosa Garganta do Diabo, que é a principal delas. Recomendamos assim que chegar ir direto para o trenzinho que faz o transporte até lá, assim você evita perder muito tempo nas filas.

De lá visitamos o restante do Parque, que é muito grande e permite que muitas quedas sejam vistas tanto de cima quanto de baixo, portanto tentem fazer os dois circuitos que o parque sugere (inferior e superior), pois você terá visuais completamente diferentes do mesmo local. Dentro do Parque Iguazu há um kiosque do Macuco Safari, que oferece uma série de passeios diferentes, eu e o Rafael nos aventuramos no passeio de barco que leva até algumas quedas e literalmente entra em baixo delas. O preço é um pouco salgado, mas achamos que valeu a pena. Se você tem medo de água com certeza não deverá ir.Após o passeio o barco deixa os aventureiros numa prainha, de onde um caminhão do Macuco transporta as pessoas de volta ao Parque. Mesmo este caminho é lindo, aliás tudo dentro do Parque merece atenção.

Se tiver a oportunidade de ir a Foz do Iguaçu não deixa de visitar as Cataratas!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Alagoas - Maragogi

Pegando a estrada por mais 130km, partindo novamente de Maceió, fomos para Maragogi conhecer as famosas galés, esse sim foi o visual mais incrível na opinião do Rafael, nadar junto aos peixes naquelas águas cristalinas realmente é de tirar o fôlego e lá fomos nós para mais um passeio.

Em Maragogi nos hospedamos na Pousada das Galés que recomendamos pelo preço, estrutura e localização à beira da praia. O passeio para as galés compramos no Restaurante Receptivo Frutos do Mar e pagamos 50,00 por pessoa. O horário de saída dos passeios varia conforme a lua que define o nível das marés, portanto é sempre bom verificar bem cedo pela manhã o horário de partida dos barcos.

Um catamarã de pequeno porte leva os turistas até as galés e por lá fica atracado exatamente por 1 hora, este tempo restrito é controlado pela guarda costeira. Já nas piscinas naturais ou galés você fica completamente à vontade para nadar por onde quiser e a dica neste passeio é levar pé de pato que irá te dar mais velocidade e facilitar bastante seu mergulho, o snorkel é indispensável mas mesmo que não tenha um poderá alugar por R$10 no barco.

Neste passeio são vendidos pacotes de fotos subaquáticas e foi possível observar que o pessoal da equipe de fotos leva ração para peixe que de vez em quando soltam na água formando uma aglomeração de peixes próximo de si, fazendo com que os turistas se deliciem com as fotos em meio a tantos peixes. Se possuir uma câmera subaquática e for tirar as próprias fotos, não hesite em levar um pouco de ração.

Se comeu a tapioca na barraca Talismã na Praia do Gunga e gostou, não deixe de visitar a Tapiocaria da Martha na rua da praia em Maragogi, neste lugar a Tapioca serve duas pessoas e é indicado pelo Guia 4 Rodas, é mole?

Ainda em Maragogi fomos assistir a reunião e foi muito fácil encontrar o Salão do Reino, recém construído e repleto de figuras especiais daquelas que dá vontade de levar para casa.